ABB lança manual de procedimentos e boas práticas do Brangus+

A fim de facilitar o dia a dia dos criadores que utilizam o Brangus+, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) lançou, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, um manual de procedimentos e boas práticas da ferramenta. A ideia, segundo Ândrea Plotzki Reis, coordenadora de projetos técnicos da entidade, é que os pecuaristas tenham acesso rápido e fácil a informações para realizar corretamente a coleta de dados para programas de avaliação genética, como o Brangus+ - tecnologia própria da ABB que une dados de exemplares da raça de diferentes plataformas (Natura, GenePlus, Promebo e ERBra).

Ândrea explica que o manual foi desenvolvido pensando em atividades que são importantes e influenciam nas avaliações, como, por exemplo, a formação dos lotes de manejo. “Isso impacta na formação dos grupos contemporâneos que, se identificados nas anotações de forma errada, influenciará nos resultados da avaliação”, acrescenta a coordenadora. Segundo ela, a coleta de dados de pesos também requer certos cuidados, não só no momento de anotar o valor, mas ao informar a data que ocorreu a coleta, bem como as características de avaliação de carcaça e perímetro escrotal.

Para Ândrea, a qualidade das informações auxilia diretamente na seleção dos animais. “Se a coleta no campo for feita corretamente, os dados serão mais confiáveis e, consequentemente, os resultados obtidos terão maior acurácia”, aponta, ressaltando que com o Brangus+ é possível comparar as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) e obter informações estratégicas para a tomada de decisão do melhoramento genético do seu rebanho.

>> Acesse o manual <<

Anterior
Anterior

Brangus estreia projeto itinerante na Coopavel

Próximo
Próximo

Alcides Pilau é eleito presidente do CDT da Brangus