Vacacaí, Rincon del Sarandy e 4 Linhas brilham em disputa acirrada em Uruguaiana
Os exemplares de argola Brangus dificultaram a vida do jurado argentino Maximiliano Freschi, que comandou o julgamento da ExpoBrangus 2025 nesta quinta-feira (22/5) em um dia frio e ensolarado em Uruguaiana (RS). Parelhas, as filas do Grande Campeonato mostraram a qualidade genética do rebanho nacional na mais dura pista dos últimos anos. Depois de seis títulos conquistados nos rústicos na terça e quarta-feira, a Cabanha Vacacaí, de São Gabriel (RS), brilhou também na argola ao levar o mérito de grande campeã com a vaca do box 276 (tatuagem L1010FIV). Há três anos, o animal sagrou-se grande campeã terneira no Top Terneiros da ExpoBrangus, o que mostra, segundo o proprietário da cabanha Raul Southall, a consistência genética da propriedade. “Isso sinaliza que conseguimos fazer com que esses animais sigam funcionais e produtivos. Em uma exposição tão competitiva como essa se ganha no detalhe, nos domingos que a gente vai à cabanha e nos dias de chuva”, acrescentou.
Meia irmã da grande campeã, a vaca jovem do box 274 (tatuagem L1072TE) levou o título de terceira melhor fêmea, acumulando mais um prêmio para a propriedade de São Gabriel. A reservada de grande campeã da Expobrangus é o animal do box 266 (tatuagem 3174) da Brangus Paipasso, de Santana do Livramento (RS), do criador Cacaio Osório. O julgamento reuniu, segundo o jurado, animais funcionais e de muita qualidade, com destaque para o excelente nível dos terneiros apresentados. “Foram três dias extraordinários com muita quantidade e qualidade. Fêmeas de classe e feminilidade, os machos com muita aptidão para produção de carne”, avaliou, reconhecendo-se surpreso com a qualidade do que encontrou nas pistas brasileiras.
Nos machos, o grande campeonato foi para a Cabanha 4 Linhas, de Luiz Antônio Venker Menezes, de Guaíba (RS). A propriedade sagrou-se com o box 307 (tatuagem B202). “É um prêmio para toda a equipe da 4 Linhas, que vem se dedicando e fazendo sempre o melhor. É um prêmio para o Álvaro, que é o nosso capitão. Representar tão bem a 4 Linhas aqui está sendo difícil neste momento, mas, por outro lado, é uma motivação a mais para fazermos cada vez melhor”, afirmou emocionado o assessor da propriedade Luis Felipe Cassol, lembrando com pesar recente acidente.
A cabanha também levou o mérito de terceiro melhor macho com o exemplar do box 305 (tatuagem FIVB187). O reservado grande campeão foi o touro sênior do box 311 (tatuagem 2011A), da Estância Anjo da Guarda, de Eneida Maria Ormazabal Sastre, de Uruguaiana (RS).
Entre os terneiros, a Vacacaí também celebrou o título de grande campeão com o animal do box 277 (tatuagem N1006TE). Southall, reforçou que, por mais que participe há algum tempo de disputas, competir na argola sempre gera grandes expectativas. “É mais uma ExpoBrangus que vai ficar para a história. Esse é um terneiro que acreditamos, que desde que nasceu enxergamos como um animal diferente. A Vacacaí sempre irá se empenhar para fazer o seu melhor e proporcionar isso para a pecuária”. A Cabanha 4 Linhas também levou o título de reservado grande campeão terneiro com o box 284 (tatuagem B307) e de terceiro melhor terneiro com o box 285 (tatuagem B311).
Nas terneiras, a vitória veio em dupla para a Cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS). A terneira vermelha do box 240 (tatuagem FIV3744) encantou o jurado e sagrou-se grande campeã ao lado de sua irmã inteira, a terneira do box 243 (tatuagem FIV3739), que ficou como terceira melhor fêmea e já está vendida ao criador Fábio Ruivo, da Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS). O prêmio de reservada grande campeã terneira ficou com o box 246 (tatuagem 1787), da Cabanha LS Angus e Brangus, de Adriano Servelo, de Alegrete (RS). O título foi comemorado pelo pecuarista Ignacio Tellechea, que comanda a propriedade ao lado do irmão Martin Tellechea e da mãe Claudia Indarte Silva. “As terneiras são irmãs inteiras e exprimem o melhor de sua geração. A grande campeã será levada à venda no Rincon Show, e a terceira melhor terneira foi adquirida como uma escolha no leilão do ano passado”, disse o criador.
ExpoBrangus conhece seus Supremos Campeões
Ao final da tarde desta quinta-feira, a ExpoBrangus conheceu os Supremos Campeões de 2025. O título máximo entre os machos adultos foi conquistado pelo touro do box 307 (tatuagem B202), da Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS). Nas fêmeas, a Suprema é a vaca do box 276 (tatuagem L1010FIV), da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel (RS). A estância também levou o título entre os terneiros com o exemplar do box 277 (tatuagem N1006TE).
Entre as terneiras, a Suprema Brangus 2025 é a fêmea do box 240 (tatuagem FIV3744), da Cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS). “O Brangus do Brasil está muito bem encaminhado para o próximo ano de mundial. Parabéns aos criadores pelo excelente trabalho que estão fazendo”, frisou o jurado Maximiliano Freschi.
A ExpoBrangus 2025 conta com o patrocínio de Estância São Rafael, Paipasso Brangus, La Coxilha & Sossego, Sigma Brangus, La Estancia Brangus, Cabanha Soldera, GR Brangus, La Reina, Tellechea Associados, Estância Guarita, São Bibiano, Brangus Piratini, GAP Genética, Brangus da Rocha, Brangus HP, 4 Linhas, Rincon del Sarandy, Cabanha 4 Irmãos, In Vitro RS, Estância Itamainó, Cabanha dos Tapes e Camera Nutrição Animal.
Na foto box 276
Crédito: Douglas Salgueiro