Associação De Brangus Do Paraguai Organiza Curso
Inscrições já estão abertas para o dia de campo com o tema Manejo de bezerros para a indução do Cio
A Associação de Criadores de Brangus do Paraguai está organizando um Dia de Campo que abordará como tema O Manejo De Bezerros Para A Indução De Cio. O curso tem como público alvo sócios, estudantes e profissionais da área.
A data do evento é 12 de dezembro as 8:00h e este será realizado no distrito de Caapucu na propriedade do Sr. Guillermo Caballero Vargas. As pessoas devem utilizar de veículos próprios para se dirigirem ao local.
As inscrições estão abertas a partir de hoje (26) e se extendem até o dia 9 de dezembro. As inscrições podem ser feitas no escritório da ACBP e por meio do formulário abaixo que devem ser encaminhadas por e-mail ou fax para a ACBP no enderço eletrônico: brangus@rieder.net.py.
Cilque aqui para visualizar a ficha de inscrição.
Entenda como o manejo dos bezerros pode acelerar o cio:
O anestro (ausência de cio) puerperal prolongado em novilhas de 1º cria, é um dos principais fatores para diminuição dos índices de fertilidade no rebanho bovino de corte do Brasil. Atualmente são apresentadas diversas metodologias que buscam a diminuição do período desse anestro, algumas relacionadas às ações de manejo como é o caso da interrupção de mamadas.
O intervalo entre partos ideal é de 12 meses (um bezerro por ano) e o tempo entre o parto e uma nova concepção deveria ser de no máximo 85 dias. Quando estes períodos não são observados, já existe uma falha na eficiência reprodutiva na prpriedade e todos os fatores devem ser investigados para se descobrir a causa do atraso.
A mais comum é o Balanço Energético Negativo (BEN), ou seja, a fêmea não ingere a quantidade de alimentos necessária para manter o bezerro e seu próprio organismo. Como consequencia a reprodução é interrompida uma vez que não é uma função vital para a sobrevivência. Quando este problema não existe ou já foi resolvido e o anestro prolongado persiste devemos buscar novas técnicas para acelerar o aparecimento do cio.
As aplicações hormonais e o manejo de mamadas interrompidas ou desmame precoce podem ser muito úteis. O comportamento de mamada dos bezerros é de procurar as mães, em média, 8 vezes num período de 24 horas, com cada mamada durando em torno de 8 a 10 minutos. Aparentemente duas ou três mamadas diárias já são suficientes para atrasar o retorno da atividade ovariana no período pós-parto. Isso de dá pois os hormônios relacionados com a amamentação e cuidados com a cria são antagônicos aos hormônios envolvidos com a atividade ovariana. O ato da vaca visualizar o bezerro já é suficiente para inibir a liberação de hormônios da reprodução.
O desmame precoce é a antecipação da idade da desmama, tendo como o principal objetivo, permitir que as fêmeas recuperem a condição corporal e possam conceber ainda dentro da estação de monta. A desmama é feita entre 2 e 4 meses de idade, e se justifica em situações em que há escassez de forragem durante o período de monta e lactação. A categoria mais afetada é a de vacas primíparas , onde as exigências nutricionais são maiores pois devem atender à gestação, lactação e crescimento. Porém, o desenvolvimento dos bezerros pode ser prejudicado quando a desmama é feita muito precocemente, nestes casos deve-se considerar o custo de suplementação dos mesmos, o que pode tornar esta prática muitas vezes antieconômica.
A desmama temporária ou interrompida consiste na separação temporária do bezerro por um período de 48 a 72 horas, a partir de 30 dias pós-parto, podendo ser repetida quantas vezes forem necessárias dentro da estação de monta.
A amamentação controlada é a prática de separar os bezerros de suas mães com amamentação restrita a uma ou duas vezes ao dia. De manhã, entre seis e oito horas e a tarde, entre quatro e seis horas. Esta prática pode ser iniciada a partir dos 30 dias de idade dos bezerros.
Devemos lembrar que estes dois últimos manejos são mais eficientes quando associados a tratamentos hormonais nas vacas. Para ler mais sobre este assunto e ver resultados de trabalhos científicos a respeito clique aqui.
Assessoria Brangus