Big frango e ABBrangus formulam aliança
Carne com qualidade o ano todo. Este é o objetivo do frigorífico Big Frango. Buscando oferecer ao consumidor um produto com qualidade superior e principalmente com regularidade, a empresa entrou recentemente no mercado de carne bovina disposta a desenvolver um trabalho diferenciado no setor. Agregar valor aos cortes não tão nobres (como dianteiro), treinamento de fornecedores e vendedores, alianças com grupos de produção, são algumas das formas que o Big Frango está concretizando em busca deste objetivo. A empresa observou também, que o Brangus pode ser a ferramenta certa para este projeto (inclusive os produtos 5,5/8 zebu, ou seja, filhos de touros Brangus 3/8 zebu em vacada nelore), já que a raça oferece precocidade e carne marmoreada em volume, em função da disponibilidade de animais em nosso país, o que poderá garantir a regularidade do produto. O Diretor comercial do Big Frango, João Esteves, conta um pouco mais sobre este trabalho e revela que uma parceria junto a ABB está sendo formulada visando o fornecimento de animais Brangus certificados para o abate.
Brangus Repórter: O Big Frango atua a quanto tempo no setor de carnes?
João Esteves: A Big Frango pertence ao grupo Jandelle que há 38 anos trabalha no setor de alimentos principalmente com frango. Contempla as marcas Bigfrango há 30 anos no mercado, Bigsuíno e Jandelle que a um ano vem entrando no mercado com todos os produtos a base de suínos e embutidos como salsicha, presunto, entre outros. São mais de 20 mil pontos de venda pelo Brasil, 300 vendedores e 700 promotores. Agora, a empresa vem implantando as marcas Bignovilho e Bigcordeiro. A idéia com as marcas Bignovilho e Bigcordeiro é trazer toda a experiência do frango, desde a ração até o produto emperado, setor que está há mais de 10 anos na frente do boi. Para se ter uma idéia, os produtos mais valorizados do frango são o coração e o meio da asa, temperados. Tudo foi possível a partir da mudança de conceitos. Já pensou quando tal situação acontecer com o bovino?
Brangus Repórter: Qual a proposta da empresa no setor de carne bovina?
João Esteves: A Big frango inaugura a partir de março uma das maiores (se não for a maior) unidades de temperados do Brasil onde pretende fortalecer os cortes secundários do boi e cordeiros. Também busca no Novilho Precoce um diferencial no mercado de carnes onde a empresa, no frigorífico localizado em Nova Andradina/MS, não abate outro tipo de animal a não ser o precoce (até dois dentes). A idéia é promover regularidade e honestidade de produto para nossos clientes, uma reivindicação que o setor mercadista vem pedindo em nossas pesquisas de mercado, bem como os pecuaristas que também querem honestidade e parceria para promover esta regularidade. Portanto nossa intenção é ser esta ponte para ligar os dois elos. Inicialmente, estamos realizando os abates somente no Mato Grosso do Sul, porém é nosso objetivo em meados de 2011, passar a abater animais também em outros estados, como Goiás e São Paulo.
Brangus Repórter: Qual o objetivo da empresa com o Bignovilho?
João Esteves: O objetivo é buscar fornecedores que produzam produto de qualidade com regularidade de entrega, para que a empresa possa montar a marca com um produto que tenha a mesma disponibilidade e qualidade do dia 1º de janeiro ao dia 31 de dezembro. A marca deste produto será o Bignovilho, que obedecerá a um crescimento sustentado sempre objetivando as mudanças de paradigmas que virão. A demanda contempla atingir as classes A e parte da B, sempre com produtos diferenciados. Hoje, estamos oferecendo um produto que chega até o consumidor, com valor cerca de 10% acima da média, mas temos a meta de ampliar cada vez mais a qualidade e a regularidade deste produto.
Brangus Repórter: O Big Frango está formulando uma parceria junto à Associação Brasileira de Brangus. Qual o objetivo desta aliança?
João Esteves: A empresa busca animais precoces e com carne marmoreada, características ímpares da raça Brangus. Portanto fazer uma parceria com a Associação Brasileira de Brangus é fundamental para a concretização de todo o processo, de todo nosso objetivo que é oferecer com regularidade, uma carne diferenciada. Estamos formulando ainda, os procedimentos de funcionamento, mas a partir do ano que vem o projeto irá crescer a passos largos. Hoje abatemos novilhos precoces (até dois dentes), que atendam alguns padrões de qualidade, que recebem bonificação média de 3 a 5% sob o valor da arroba. Estamos em discussão com a ABB para que seja possível definir o processo de certificação dos animais Brangus. A partir do momento que tivermos organizadas as alianças de produção, que garantirá a regularidade de fornecimento, será possível definirmos a bonificação para os animais da raça, que certamente será maior do que a praticada por nós atualmente. Claro, que para isso, precisamos ter os lotes cadastrados para o abate e volume de fornecimento constante o ano inteiro. Esta discussão já está em andamento e em breve teremos algumas definições importantes neste aspecto. Hoje são abatidos em média, 250 animais em Nova Andradina/MS, mas nossa meta é ampliar este número para 1000 cabeças/dia o mais breve possível.
Brangus Repórter: Como o Brangus poderá contribuir no projeto do Bigfrango com o Bignovilho?
João Esteves: A maior vantagem é o conceito da raça para o mercado e o potencial que ela imprime nos cruzamentos. Marmoreio e precocidade em volume de disponibilidade, nos possibilitará a realização do nosso objetivo. Ainda não temos uma “grade” de bonificações específicas, pois estas questões ainda estão em formulação, no entanto, os animais se auto-premiam por suas características de rendimento de carcaça e marmoreio da carne. Os animais Brangus, reúnem estas qualidades, dentro dos seus graus de sangue.
Brangus Repórter: Qual será a vantagem para o pecuarista investir no uso de genética Brangus e fazer parte do projeto como fornecedor?
João Esteves: A vantagem é atender o mercado com animais precoces e com regularidade. A conseqüência disto para o produtor que utilizar genética Brangus, é o crescimento significativo na valorização de seus produtos. A nossa empresa pretende construir uma nova relação integrando produtor e setor mercadista, com a mesma linguagem e principalmente com honestidade para toda a cadeia produtiva
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