Dona da marca Tatuibi investe para crescer no mercado de carnes

O resultado esperado pela Rodopa Alimentos é uma alta de 30% no faturamento bruto em 2011. Para isso, a companhia pretende aumentar sua capacidade de abate de bovinos. No ano que passou, sua receita foi de R$ 766 milhões. A estratégia de expansão começa pouco mais de um ano após seu processo de profissionalização.

Criada em Limeira, interior de São Paulo, a Rodopa tem três unidades em operação e acaba de arrendar (com opção de compra) um frigorífico no município de Goiás (GO), com capacidade de abate de 500 bovinos por dia, segundo Sérgio Longo, diretor geral executivo da companhia. A unidade, que já foi arrendada pelo Frigoestrela (hoje em recuperação judicial), entrará em atividade na segunda quinzena de agosto.

O plano é ampliar a capacidade de Goiás. As outras unidades, em Santa Fé do Sul e Ipuã, ambas em São Paulo, e a terceira em Cassilândia (MS), têm capacidade de abate equivalente de 2.500 animais por dia. Com investimento em outras duas unidades, os aportes somaram, segundo Longo, R$ 30 milhões. "Está previsto mais para este ano", acrescenta. Os valores ainda não estão definidos. "São investimentos necessários para sustentar o crescimento da companhia".

CriseEntre 2008 e 2009, quando o setor de carne bovina foi afetado por uma crise que levou várias companhias a pedir recuperação judicial, o faturamento da Rodopa caiu de R$ 586 milhões para R$ 526 milhões. No ano passado, quando mudanças na gestão foram implementadas, a receita bruta subiu para R$ 766 milhões. O lucro bruto foi de R$ 111 milhões, 56% mais do que em 2009 e o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 50 milhões, mais do que o dobro dos R$ 23,7 milhões do ano anterior, segundo a empresa.

Food serviceCom 90% de sua receita proveniente de vendas no mercado interno - especialmente pequeno e médio varejo do interior do país -, a Rodopa também busca reforçar sua atuação no food service. A origem da companhia, assim como a da concorrente Marfrig, é exatamente a distribuição. Antes de ter unidades de bovinos, a empresa terceirizava o abate dos animais e distribuía a carne com a marca Tatuibi.

Possível fusãoA Rodopa, que atua ainda em higiene e limpeza, também considera a possibilidade de uma fusão para continuar a crescer. "Podemos crescer por meio de fusão, de várias formas. Não vamos sair comprando ativos para não crescer demais e ficar com demanda inferior à oferta", afirma Longo.


Fonte: Valor Econômico

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