Fazenda produz carne premium com Brangus precoce

Revista DBO faz matéria especial com destaque de capa com Agropecuária Guapiara sobre a raça Brangus

Revista DBO faz matéria especial com destaque de capa com Agropecuária Guapiara sobre a raça Brangus

Moacir José

Carcaça bem conformada, carne macia, cortes adequados para consumidores exigentes. É atrás desses requisitos que a Agropecuária Guapiara organizou um projeto de ciclo completo em três fazendas do Paraná. E a matéria-prima são novilhos precoces e superprecoces com base na raça Brangus. Das 5.000 matrizes do projeto, apenas 600 ainda são dessa raça sintética, mas a meta é avançar com ela para a totalidade do rebanho.

Os números são vistosos: das 750 cabeças de superprecoces abatidas este ano, em confinamento, a média de peso ficou em 18@, com 55% de rendimento de carcaça e cobertura de gordura de 3mm. São animais na faixa dos 13-15 meses de idade, cuja carcaça mereceu bonificação de 2% sobre a média de mercado da região de Umuarama, onde a Guapiara participa de uma aliança mercadológica com a Cooper Caiuá. Outros 750 novilhos estavam inicialmente destinados a esse mercado, mas acabaram sendo vendidos à desmama, pelo excelente preço de R$ 760,00 por cabeça, quase 40% superior ao que esse tipo de animal tinha alcançado um ano antes, em 2007.

Outros 600 novilhos precoces - também terminados em confinamento, na faixa dos 18-22 meses - tiveram destino privilegiado: casa de carne e restaurante nas cidades de Curitiba e Irati, merecendo pagamento à vista pelas carcaças entregues via serviço terceirizado de frigoríficos locais.

Para conseguir esses resultados, a companhia se esmera na seleção genética, utilizando sêmen importado nas novilhas e utilizando protocolo de IATF nas vacas e apartando apenas os 10% melhores do rebanho para a reprodução. Um calendário sanitário e um bom manejo alimentar garantem a excelente taxa de 88% de prenhez.

Fonte: Portal DBO

Anterior
Anterior

Itália defende carne do Brasil

Próximo
Próximo

Cai 8% número de cabeças de boi exportadas