Piratinizinho e Sonho e Realidade vencem grandes campeonatos Brangus da Fenagen
A Fazenda Piratinizinho, de Piratini (RS), comprovou a consistência genética de seu processo de seleção ao fazer dobradinha de irmãos inteiros nos grandes campeonatos da raça Brangus, que aconteceram na manhã desta sexta-feira (4/7) durante a 2ª Feira Nacional de Genética (Fenagen). A propriedade conquistou o prêmio de Grande Campeã Fêmea Jovem com JF Piratinizinho 1245 (box 75) ao atingir pontuação de 83,46 (34 de fenótipo e 49,46 de genótipo). Diferente de tradicionais julgamentos de bovinos de corte, a avaliação da Fenagen soma escores fenotípicos (visuais) e genotípicos (genéticos). De acordo com o jurado e inspetor técnico da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Renato Pinto Paiva, a fêmea destacou-se por sua precocidade e pelo bom estado corporal. A novilha, que entrou em pista após seis dias de parto é irmã inteira do Grande Campeão Touro Jovem, o JF Piratinizinho 1252 (Box 79). O reprodutor venceu o prêmio com 82,34 pontos no índice Fenagen (34 de fenótipo e 48,34 de genótipo).
A fazenda ainda levou o título de Grande Campeã Terneira da 2ª Fenagen com o animal JF Piratinizinho 1770 (box 68) ao atingir pontuação de 90,79 (32 de fenótipo e 58,79 de genótipo). “É uma terneira bem feminina, com boa profundidade, boa cobertura muscular e está dentro do padrão da raça Brangus. Parabéns aos proprietários!”, elogiou o jurado.
O título de Grande Campeão Terneiro da 2ª Fenagen ficou com o animal de tatuagem FIV89 (box 77), da Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC), que totalizou 85,58 pontos no índice Fenagen (28 de fenótipo e 57,58 de genótipo). Segundo o jurado, o animal é um terneiro bem equilibrado, correto na sua linha inferior, profundo e com bom padrão racial.
O comentarista da prova e presidente do Núcleo Brangus Sul, Gabriel Barros, ressaltou que, apesar de poucos animais inscritos, foi um julgamento com muita qualidade e resultado. “Foi muito gratificante fazer parte da 1ª e da 2ª edição da Fenagen. Estou muito feliz e já reforço o convite para a 3ª Fenagen e para a Expointer”.
O criador gaúcho e presidente da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Cacaio Osório, acompanhou as provas diretamente do parque e salientou a importância desse julgamento diferenciado para a pecuária nacional. “É um evento precursor que tende a crescer ainda mais, ajudando o produtor a entender o que é avaliação genética e qual a sua importância”.
A Fenagen segue até sábado na Associação Rural de Pelotas (RS).
Na foto: JF Piratinizinho 1245 (box 75)
Crédito: Leandro Vieira/Fernovi Agro