Pecuária Deve Melhorar Depois Do Carnaval
Expectativa é de pressão positiva nos preços do boi para depois do carnaval, com necessidade de reposição de estoques por parte dos frigoríficos.
O mercado do boi gordo continua sem muitas novidades, se movimentando pouco. O analista de mercado da XP Investimentos Leonardo Alencar explica que “o volume de negócios está abaixo do normal. O mercado continua ‘de lado’, segundo Alencar, trabalhando entre R$75 e R$78 por arroba".
Essa reação pouco expressiva do mercado se dá por fatores como o Carnaval – quando muitos pecuaristas saem do mercado e programam os abates para depois do feriado -, a diminuição do consumo de carne, a demanda praticamente paralisada e a diminuição das compras por parte das indústrias e das exportadoras.
No entanto, a situação das exportações é favorável e apresenta uma melhora prevista até o segundo semestre, mesmo que lentamente. A receita de exportações de carne bovina, suína e de frango teve alta de 22,8% em relação a janeiro de 2010 e fevereiro de 2009. “A indústria exportadora está em uma situação mais confortável e já está vendo um aquecimento da demanda internacional”.
As previsões para o mercado na volta do feriado, entretanto, são melhores. “A situação pode estar um pouco melhor depois do Carnaval por conta desses dias sem abate, os estoques de carne são menores e os frigoríficos podem estar mais agressivos em relação às compras para poder preencher as escalas até o fim de fevereiro”, explica o analista.
Quanto às reposições, Leonardo Alencar explica que fevereiro e março são meses típicos de relações de troca e nos últimos dias ocorreu um aquecimento no boi magro e uma queda no preço do bezerro.
Ainda assim, Leonardo explica ainda que uma situação confortável para o confinador nas relações de troca seria de 2,3 a 2,5 bezerros para cada boi. A relação atual, de 2,1, é mais interessante para quem faz a cria.
Desde o começo do ano, o preço do bezerro apresenta 4% de queda, e a expectativa para 2010 é de que a oferta de bezerros seja maior e a tendência é os preços recuarem mais expressivamente do que o preço do boi gordo. Esse impacto na oferta do bezerro, explica o analista, já pode ser um impacto também para o mercado do boi gordo para 2011/2012, com uma oferta ainda mais expressiva.
Fonte: Portal Stylo