Sêmen Malibu vai ser comercializado pela Axelgen
Touro foi vendido para Guapiara, que busca melhorar genética e vender produtos do animal
A Agropecuária Guapiara comprou o touro Malibu, de Genética Camp Cooley, no início deste ano, de Augusto Caldeirão, da Fazenda Mutuca. Agora, no final do mês de junho, os semens do animal começam a ser comercializados pela Axelgen, de Ribeirão Preto, SP.
Atualmente, Malibu está na Central de Embriões Bela Vista, de Botucatu, que presta serviços de coleta ao reprodutor. De acordo com Edison Larocca, veterinário da Guapiara, o touro já chamava a atenção da empresa há algum tempo. “Tínhamos a idéia de fixar o sangue Brangus em todas as matrizes. Pensamos: se tivermos um touro como esse, além de ter um alto valor genético, economizaremos na compra de sêmen. Fizemos o negócio e compramos. Hoje temos uma reserva de sêmen para nós e também vamos comercializar”, afirma Larocca.
O criador Augusto Caldeirão, ex-proprietário do touro, diz que vários filhos de Malibu já foram campeões de argola, como foi o caso da Grande Campeã de Londrina deste ano, Santa Cruz B035 MBU 907. “O touro padroniza o racial. Quando estava comigo, já vendeu mais de oito mil doses de sêmen. Para quem busca genética diferenciada, a genética dele já está provada. Com certeza, ele deixou uma base muito importante em nosso plantel”, conclui Caldeirão.