La Reina, GAP e Estância Madrinha formam grupo de elite da Prova Top Brangus Ufrgs 2023

As propriedades La Reina e GAP Genética, ambas de Uruguaiana (RS), e Estância Madrinha, de Dom Pedrito (RS), tiveram seus reprodutores classificados no grupo de elite da Prova Top Brangus Ufrgs 2023. Os resultados do teste promovido pela Associação Brasileira de Brangus (ABB) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram divulgados nesta quinta-feira (7/12) em dia de campo na Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, em Eldorado do Sul (RS). Ao todo, 24 animais de sete criatórios participaram da disputa neste ano.

O touro Brangus La Reina Tabasco 2129, da Cabanha La Reina, ficou em primeiro lugar no ranking. O reprodutor, que é filho de Losnonos 89 Tabasco em mãe Brangus 13176 da Ave Maria, encerrou o teste com índice final de 1,823. Ele teve ganho médio de peso diário de 1,9 quilo. A segunda colocação ficou com o exemplar GAP A1399/22, da GAP Genética. Ele é filho de pai GAP U005/19 e mãe GAP T1016/18 e alcançou índice de 0,951. Seu ganho médio de peso diário foi de 2,2 quilos. Em terceiro lugar ficou o touro Madrinha R438, da Estância Madrinha. O animal destacou-se com índice de 0,777. Filho de Madrinha TE O128 e Madrinha TE N053, ele atingiu ganho médio de peso diário de 2,2 quilos.

Segundo Ândrea Plotzki Reis, coordenadora de projetos técnicos da ABB, os animais se saíram muito bem na prova, principalmente em um ano desafiador devido às chuvas no Estado. “Entre os melhores colocados tiveram exemplares com ganho médio diário de peso acima de dois quilos, o que mostra que são eficientes comendo menos e ganhando mais. Em termos de sustentabilidade, lucratividade, ganho de peso e qualidade de carcaça isso é fundamental, pois impacta diretamente no que vão produzir, na redução da necessidade de recursos com alimentos e de emissão de gases do efeito estufa por unidade de produto”, afirma, ressaltando que a expectativa é que, a cada ano, mais animais e criatórios participem da prova a fim de ampliar as informações relacionadas a eficiência alimentar da raça.

Também participaram da prova exemplares da Brangus GR e Brangus Paipasso, ambas de Quaraí (RS), JMT Agropecuária, de São Gabriel (RS), e VPR Brangus, de Rosário do Sul (RS).

O dia de campo contou com a participação de criadores, estudantes e representantes de empresas parceiras, da ABB e da Ufrgs.

Confira aqui o Relatório Final.

Crédito da foto: Divulgação UFRGS e ABB

Anterior
Anterior

Novos recursos do sistema de registro Brangus serão tema de live na segunda-feira (18/12)

Próximo
Próximo

Prova Top Brangus 2023 terá resultados anunciados nesta quinta-feira (7/12)